Eu venho de longe – Mestre Irineu e seus companheiros – Edward MacRae e Paulo Moreira
Este trabalho procura resgatar a memória e a considerada importância de Mestre Irineu e os primórdios do culto religioso que ele fundou. Raimundo Irineu Serra, o Mestre Irineu, nasceu no Maranhão, neto de escravos. Em 1930, fundou um centro comunitário – iniciando a criação do culto do Santo Daime. A partir de então, Mestre Irineu e sua doutrina foram alvo de preconceitos, causados, em grande parte, pela sua relação com afrodescendentes e pelo medo da elite de que movimentos culturais e religiosos de origem afroindígena se desenvolvessem. Este livro tenta mostrar a importância do Daime na formação da identidade acreana, destacando detalhes do caminho percorrido por Mestre Irineu e seus companheiros. Aborda questões como sua relação com espíritas, esotéricos, militares e políticos e as estratégias de defesa utilizadas por ele para proteger sua comunidade das perseguições. Todo o texto é ilustrado com fotos e mapas, além de reunir depoimentos dos primeiros participantes deste movimento religioso.
No vídeo, os escritores Paulo Moreira e Jairo Carioca nos contam um pouco das origens da Doutrina com Mestre Irineu e o seguimento do Alto Santo sob o comando da Madrinha Peregrina e falam sobre seus livros. Além do “Eu Venho de Longe – Mestre Irineu e Seus Companheiros” Paulo Moreira e Edward MacRae também publicaram “Estou aqui, Eu não estando, como é? – As comunidades daimistas após a passagem do Mestre Irineu e o Jornalista Jairo Carioca, depois de uma longa espera finalmente publicou seu livro “Vovô Irineu – Todos vão se recordar e começar do ABC”. Para acessá-los, clique na imagem logo abaixo do vídeo ou aponte sua câmera para o QR Code. Boa leitura!
Este canal é independente e não intenciona infringir nenhum direito autoral de quaisquer materiais aqui publicados. Nossa missão é auxiliar nos estudos e na boa expansão da Doutrina.
Deixe seu comentário e compartilhe o canal com a irmandade!